Cartão de Sócio

O cartão de sócio permite atribuir um meio físico que identifique os sócios como associados do clube. Para além desta identificação no clube, em muitos casos, permite também obter um conjunto de vantagens exclusivas em parceiros aderentes.

Através de um código “QR code”, permite também acompanhar facilmente a informação geral do sócio e se tem as quotas em dia. Informação importante a saber em dias de jogo ou se o sócio tem acesso a promoções dos parceiros.

Este tutorial mostra como pode configurar e associar cartões de sócio a cada um dos sócios.

Passo 1: Configuração do Cartão de Sócio

A configuração do Cartão de Sócio é feita na página de configurações ao clicar em “Configurações” no canto superior direito e, no bloco de “Sócios”, entrar em “Cartão de Sócio”.

1.1 Gerir Cartões de Sócio

Na página apresentada, é listado os cartões já existentes no clube. Caso não seja exibido nenhum cartão significa que ainda não tem nenhum cartão criado.

Adicionar novo cartão de sócio

Para adicionar um cartão de sócio deverá:

  1. Clicar no botão “Novo Cartão de Sócio”;
  2. No formulário que é apresentado, deve preencher as áreas “Informação Geral”, "Configurações" e “Imagem de fundo” a ser usada no cartão. Pode escolher se pretende imprimir a imagem de fundo ou apenas se fica para visualização na área de administração;
  3. Após preencher toda a informação deverá gravar ao clicar no botão “Guardar”.

Visualizar configurações cartão de sócio

Após criar o cartão de sócio, este ficará disponível na tabela. Para visualizar a informação de configuração do cartão deve clicar na respectiva linha. As restantes acções do Passo 1 estão presentes nesta página.

Editar cartão de sócio

Dentro das configurações do cartão de sócio, caso pretenda corrigir alguma informação inserida anteriormente, pode sempre fazê-lo através do botão “Editar cartão” na área lateral. Deve alterar as informações pretendidas e terminar com o botão “Guardar”.

Eliminar cartão de sócio

Caso pretenda eliminar o cartão de sócio, pode sempre fazê-lo através do botão “Eliminar cartão” na área lateral. Atenção que se já tiverem sido emitidos cartões nas fichas de sócios, já não é possível eliminar um cartão.

Para poder executar estas ações, o utilizador deve ter permissão total de “Configurações” de Sócio e de “Cartão de Sócio”.

1.2 Editar imagem Cartão de Sócio

Uma vez criado o cartão de sócio, pode agora configurar as informações que pretende exibir no cartão de cada sócio. Para fazê-lo deve clicar no botão “Editar imagem” situado na área de “Previsão do cartão”.

Editor de imagem

No Editor de Cartão de Sócio, pode associar informação de clube, do sócio e do cartão:

  • Deve escolher o que pretende utilizar e arrastar para o cartão de modo a posicionar no lugar onde pretende exibir essa informação;
  • Pode ainda utilizar a opção do “QRcode” presente nos campos do cartão para assim permitir uma leitura de cada cartão do sócio;
  • Para terminar clique no botão “Guardar”. Após esta ação, o cartão de sócio irá assumir automaticamente as informações escolhidas consoante o sócio a que o cartão seja associado.

Imagem de Fundo

Existe a opção de carregar a imagem do cartão. Aconselhamos que carregue a imagem do cartão de sócio para ser mais fácil de posicionar os elementos no editor de imagem e também a possibilidade de criar o cartão virtual.

Caso o cartão físico já tenha a imagem impressa, pode escolher a opção de “não imprimir a imagem de fundo” e assim só irá imprimir os dados que colocar no editor do cartão de sócio, por exemplo o nome e número do sócio.

Passo 2: Associar Cartão de Sócio a um Sócio

Depois de criar e configurar todas as informações do cartão e respectiva imagem que pretende, já pode adicionar o mesmo a cada um dos sócios. Aconselhamos que configure correctamente o cartão antes de utilizá-lo, para não haver inconsistências na impressão entre sócios.

2.1 Adicionar cartão de sócio

Para adicionar o cartão de sócio deverá:

  1. Aceder à ficha individual do sócio;
  2. No separador “Cartão de Sócio” deve clicar no botão “+ Adicionar novo cartão de sócio”;
  3. No formulário apresentado deve seleccionar o cartão que pretende. Apenas são exibidos os cartões que ainda não estão a ser utilizado neste sócio;
  4. Termine com o botão “Guardar”.

O cartão será exibido na tabela dos cartões de sócio.

2.2 Imprimir cartão de Sócio

Uma vez associado o cartão de sócio, poderá imprimir o cartão para entregar ao sócio. Para o fazer deverá:

  1. Aceder à ficha individual do sócio;
  2. Na tabela de Cartões de Sócio, no separador “Cartão de Sócio”, clicar no ícone de “download” presente na coluna "Ações";

O documento descarregado para o computador é a imagem que deve ser usada para imprimir na impressora de cartões. Atenção que a imagem de fundo do cartão é exibida no cartão apenas se a opção “imprimir fundo” estiver ativa nas configurações do cartão.

Para poder executar estas ações, o utilizador deve ter permissão de leitura ou total do “Cartão de Sócio”.

Passo 3: Leitura do Cartão de Sócio

Caso tenha optado por usar “QRcode” no cartão, será exibido um código no cartão que permitirá aceder à informação geral do sócio e saber se tem as quotas em dia.

Esta opção irá facilitar o acesso a informação obrigatória na entrada em dia de jogo ou se tem direito a descontos nos parceiros, por exemplo.

Para poder aceder à informação do “QRcode”, o utilizador deve ter permissão de leitura ou total da “Leitura do Cartão de Sócio”. Caso tenha também permissão de Sócio, será exibido um botão para aceder diretamente à ficha do respectivo sócio.

Ainda com dúvidas?

Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para começar já a criar e imprimir cartões de sócio. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite mais algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar que teremos todo o gosto em o ajudar.

Esclareceu a sua dúvida? Obrigado pelo seu feedback Houve um problema ao submeter o seu feedback. Por favor, tente mais tarde.

Continua a precisar de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos