Gestão de relações familiares e Encarregados de Educação

Os atletas menores de idade obrigam a que exista uma pessoa responsável que possa gerir autorizações e tomadas de decisão em várias vertentes na vida desportiva desses atletas. O Encarregado de Educação é a pessoa responsável.

Neste tutorial pode acompanhar como associar Encarregados de Educação aos atletas.

Passo 1: Criar uma relação no atleta

Os Encarregados de Educação são geridos na ficha administrativa de cada atleta.

Adicionar relação

Para adicionar uma relação, deve entrar no separador “Relações” e clicar no botão “+ Adicionar uma nova relação”.

Na página de adicionar nova relação, se a pessoa que pretende criar uma relação já existir na Base de Dados, deve escolher a opção de não criar um novo membro e depois introduzir o nome da pessoa. Caso a pessoa ainda não exista na plataforma, deve escolher a opção de criar um novo membro e preencher o máximo de informação, contudo apenas o nome é obrigatório.

Caso seja a primeira relação e o atleta tenha informação do Encarregado de Educação na sua ficha, será exibido um alerta para ajudar a transitar a informação para esta nova área. No caso de pretender criar um novo membro, terá mesmo um botão para preencher todos os campos com a informação existente.

Após adicionar a relação, no separador “Relações” da ficha administrativa do atleta, será exibida uma tabela com toda a informação.

Outras acções nas “Relações”

Na tabela existente, no separador “Relações” da ficha administrativa do atleta, é possível fazer um conjunto de acções no trabalho destas relações:

  • Visualizar membro - ao clicar é redireccionado para a ficha do membro e assim ver todos os detalhes;
  • Editar relação - ao clicar no ícone de edição pode alterar informações da relação (não da pessoa);
  • Eliminar relação - por algum motivo pretende eliminar a ligação entre o atleta e o membro, para tal deve clicar no ícone para eliminar. Uma janela irá abrir para confirmar a operação.

Passo 2: Associar Enc. Educação ao atleta

Depois de ter as relações, já pode escolher qual será o Encarregado de Educação do atleta. Para tal deve clicar no botão “Gerir encarregado de educação” que abre uma nova janela.

Na listagem deve escolher qual é o Encarregado de Educação ao escolher a respectiva opção. Pode também não escolher nenhum Enc. Educação e para isso deve selecionar a opção “Não tem Encarregado de Educação”. Guarde a informação ao clicar no botão “Sim, quero alterar o Enc. Educação”

Para escolher outro EE, basta clicar novamente no botão e escolher uma outra relação.

Este botão só está disponível quando existir pelo menos uma relação.

Passo 3: Visualizar informação Enc. de Educação

Ficha administrativa do atleta

Pode visualizar a informação na ficha administrativa, na tabela do separador “Relações”, com o “sim” na coluna de Encarregado de Educação. Nas acções pode ir diretamente para a ficha do EE e ver toda a informação que necessita.

Ficha do atleta

Na ficha do atleta, no separador informação pessoal, também pode visualizar a informação do Encarregado de Educação. Será exibido um botão “Ver ficha completa” para ver a ficha completa do EE.

Apenas é possível ver a Ficha de Membro, caso o utilizador tenha a permissão de leitura ou total para “Membro”.

Passo 4: Relatório Enc. Educação

No departamento administrativo terá acesso a um relatório dedicado aos Encarregados de Educação. Para tal, na secção administrativa, deve clicar no cartão Enc. Educação para o visualizar.

Dentro do relatório, pode visualizar na tabela todos os atletas menores de idade, a equipa que pertencem, o responsável pelo atleta e o estado da informação do Enc. Educação. Pode utilizar a pesquisa para filtrar a informação ou encontrar o que procura mais facilmente. 

Um atleta que não tenha data de nascimento será contabilizado como sendo menor e, na tabela, será exibido um sinal a alertar esta informação.

Estados do Enc. Educação

  • Completo - o atleta tem Enc. Educação e a informação de nome, email, telefone/telemóvel e nº identificação está completa
  • Incompleto - O atleta tem Enc. Educação mas o mesmo tem informação em falta
  • Em falta - Atleta ainda sem Enc. Educação associado
  • Não se aplica - O atleta é maior de idade e não obriga a Enc. de Educação.
Um dos campos da pesquisa é para filtrar por menores de idade e, por padrão, apenas são exibidos os menores de idade. Contudo, pode pesquisar por todos os atletas ao escolher outra opção neste campo.

Ainda com dúvidas?

Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para começar já a preparar a nova época e a gerir a informação dos Encarregados de Educação dos seus atletas. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite mais algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar que teremos todo o gosto em o ajudar.

Esclareceu a sua dúvida? Obrigado pelo seu feedback Houve um problema ao submeter o seu feedback. Por favor, tente mais tarde.

Continua a precisar de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos