O conceito de sustentabilidade compreende a satisfação de necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em suprir essas mesmas necessidades.
A sustentabilidade tem assim como pressuposto que alguns recursos são finitos e por isso devem ser utilizados de forma consciente tornando assim um processo sustentável. Para tal, existem uma série de iniciativas que podem ser realizadas de forma a pensar não só no presente como também no futuro.
Para que o plano delineado para criar a organização sustentável seja cumprido na sua totalidade é necessária uma organização de forma a garantir não só que esse plano seja realizado como também garantir eficiência em todo o processo.
Neste tutorial pode acompanhar como planear, executar e organizar o seu plano de sustentabilidade.
Passo 0: Módulo de Sustentabilidade
No Módulo de Sustentabilidade poderá ter uma visão de todo o trabalho planeado e realizado.
No topo poderá visualizar informações sobre os Planos, Objetivos e Acções. E, na secção de “ODS”, terá também acesso a cartão individual para um destes objetivos de desenvolvimento. Em cada um, poderá visualizar todas as ações relacionadas e verificar o estado das mesmas.
Para aceder deve Clicar em “Sustentabilidade”, na página de administração, no bloco “Add-ons”
Passo 1: Gestão de Planos
Antes de começar a definir os seus objetivos para garantir a sustentabilidade, é necessário criar um plano. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
1.1 Listagem e detalhe de Planos
Aceder ao Módulo da Sustentabilidade.
Nesta página, clicar em “Ver todos os planos” no cartão “Planos”.
Na listagem, deve escolher o plano que pretende visualizar e entrará na página de detalhe do Plano
1.2 Adicionar Plano
Na página de Planos, na área lateral, deve clicar em “Adicionar plano”.
Na página apresentada, deve preencher os vários campos para descrever o plano.
Termine ao clicar no botão “Guardar”.
Ao terminar a criação do Plano, já será possível definir os objetivos para o seu plano de sustentabilidade.
1.3 Editar e Eliminar Plano
Após criar o plano, na página do Plano pode Editar ou até Eliminar o plano criado. Estas ações só são possíveis para planos que não estejam aprovados.
Passo 2: Gestão de Objetivos
Uma vez configurado o plano, já pode definir os seus objetivos.
2.1 Página de Objetivos
Na página de “Objetivos” poderá consultar, a qualquer momento, os vários objetivos criados:
Aceder ao Módulo da Sustentabilidade.
Nesta página, clicar em “Ver todos os objetivos” no cartão “Objetivos”
💡 Nota
Os Objetivos serão apresentados ordenados por indicadores, tanto na listagem como no plano ou no relatório.
2.2 Adicionar Objetivo
Para definição de objetivos, poderá fazê-lo de duas formas: Através do“Plano” ou dos“Objetivos” .
Criar objetivo através da Página do Plano
Após a criação do plano, é possível definir de imediato os objetivos. Será também possível fazê-lo ao aceder ao plano definido. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Aceder à página do Plano (passo 1.1) que pretende trabalhar.
Na página de detalhe do plano, na secção “Objetivos”, clicar em “+ Adicionar novo objetivo”.
Deve preencher os campos obrigatórios e ainda descrever detalhadamente o objetivo através do campo “Descrição”.
Termine ao clicar no botão “Guardar”.
Criar objetivo através da Página de “Objetivos”
Além da possibilidade de criação dos objetivos através dos “Planos” é também possível fazê-lo diretamente na página de “Objetivos”. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Na página de Objetivos (passo 2.1), na área lateral, deve clicar em “Adicionar objetivo”.
Deve associar o seu objetivo a um plano previamente criado, e preencher os restantes campos para descrever o objetivo proposto.
Termine ao clicar no botão “Guardar”.
Em ambos os casos, após criação do objetivo será redirecionado para a página de detalhe do objetivo.
2.3 Detalhe do Objetivo
Após criar um objetivo já poderá consultar a sua informação na página de detalhe. Para tal:
Aceder à página de Objetivos (passo 2.1);
Na tabela apresentada, estão todos os objetivos criados e informação relevante sobre cada objetivo;
Clicar na linha da tabela do Objetivo que pretende trabalhar e entra na sua página de detalhe.
🔎Dica de Utilização
Pode utilizar a pesquisa para filtrar a informação ou encontrar o que procura mais facilmente.
2.4 Editar e Eliminar Objetivos
Na página de detalhe do Objetivo (passo 2.3) pode Editar ou até Eliminar, nas acções da área lateral. Estas ações só são possíveis para planos que não estejam aprovados.
Passo 3: Gestão de Ações
Definidos os objetivos, é agora possível indicar as ações que irão garantir o cumprimento dos objetivos propostos.
3.1 Página de Acções
Na página de “Acções” poderá consultar, a qualquer momento, as várias acções criadas:
Aceder ao Módulo da Sustentabilidade.
Nesta página, clicar em “Ver todos as acções” no cartão “Acções”
3.2 Adicionar Acção
Tal como com os objetivos, existem duas formas de registar as suas ações: Através do Objetivo ou através da página de “Acções”.
Criar Acção na Página de Objetivos
Ir à página de Detalhe do Objetivo (passo 2.3), na secção “Acções”, clicar em “+ Adicionar nova acção”.
Deve preencher os vários campos de forma a detalhar o que é pretendido com esta ação. Deve ainda selecionar a(s) ODS(s) a que a ação se encontra associada.
Por fim, deve indicar se a ação em questão já se encontra “Em execução” ou ainda está “Por começar”.
Termine ao clicar no botão “Guardar”.
Criar Acção na Página de Acções
Ir à página de Acções (passo 3.1), na área lateral, deve clicar em “Adicionar acção”.
Deve associar o seu objetivo a um plano e objectivo previamente criado, e preencher os restantes campos referidos no ponto anterior.
Termine ao clicar no botão “Guardar”.
💡 Nota
As acções serão apresentadas e ordenadas por data de conclusão, tanto na listagem como no relatório.
Caso uma ação ainda não se encontre concluída, é a data estimada de conclusão que será utilizada.
3.3 Detalhe da Acção
Após criar uma acção já poderá consultar a sua informação na página de detalhe. Para tal:
Aceder à página de Acções (passo 3.1);
Na tabela apresentada, estão todas acções criadas e informação relevante sobre cada uma;
Clicar na linha da tabela da Acção que pretende trabalhar e entra na sua página de detalhe
O acesso à Acção também pode ser feito através da Página do Objectivo (ponto 2.3), na secção das “Acções”
🔎Dica de Utilização
Pode utilizar a pesquisa para filtrar a informação ou encontrar o que procura mais facilmente.
3.4 Editar e Eliminar Acções
Na página de detalhe da Acção (passo 3.3) pode Editar ou até Eliminar a acção, ao clicar nas opções da área lateral. Só é possível Editar e Eliminar Acções para planos que não estejam aprovados.
Passo 4: Aprovar Plano
Uma vez concluído o planeamento do plano de sustentabilidade, já poderá dar o plano como aprovado. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Entrar na página de Detalhe do Plano (passo 1.1);
Na página apresentada, clicar em “Aprovar plano”.
Será aberto um formulário onde poderá consultar um breve resumo do plano definido. De forma a aprovar o plano deve clicar em “Sim, pretendo aprovar este plano”
O plano será aprovado e partir deste momento já não será possível editar a informação anteriormente adicionada.
Passo 5: Executar Ações do Plano
O Plano está definido, assim como os objetivos e respectivas ações a executar para garantia do sucesso do plano de sustentabilidade.
É agora a altura de iniciar a execução das atividades:
Iniciar Ação
Para iniciar a execução da ação deve seguir os seguintes passos:
Entrar na página de Detalhe da Acção (passo 3.3);
Na página apresentada, clicar em “Iniciar ação”.
Será aberto um formulário onde deverá dar a indicação da data de início da ação em execução. De forma a iniciar a ação deve clicar em “Sim, pretendo iniciar esta ação”
💡 Nota
A partir deste momento a data de início que prevalece é esta. A data estimada manter-se-á apenas com interesse informativo
Comprovativo de Execução
À medida que a ação vai sendo executada, é necessário ir documentando todas as tarefas inerentes a esta ação. Assim, deve ser feito o upload de documentos comprovativos da execução. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Entrar na página de Detalhe da Acção (passo 3.3).
Na página de detalhe da ação, na secção “Documentos” clicar em “+ Adicionar Documento”.
Deve escolher o ficheiro que pretende anexar, e terminar ao clicar no botão “Guardar”.
Desta forma conseguirá ter sempre organizado todos os documentos comprovativos da execução da ação.
Concluir Ação
Depois de executadas todas as tarefas associadas à ação e anexados os respectivos documentos comprovativos, já poderá dar a ação como concluída.
Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Entrar na página de Detalhe da Acção (passo 3.3).
Na página de detalhe da ação, na área lateral clicar em “Finalizar Ação”.
No formulário apresentado, deve indicar a data de conclusão da ação e no campo “Resultado” descrever o resultado alcançado indicando quais as atividades realizadas, número de equipamentos instalados ou outras informações relevantes para garantir a autenticidade da execução da ação.
Termine ao clicar em “Sim, pretendo finalizar esta ação”.
Após concluir a Acção, esta passará para o estado de “Finalizado”. A qualquer momento, poderá reabrir a ação para acrescentar ou alterar informação relevante.
⚠️ Importante
A data definida para o campo “Data de Conclusão” não poderá ser superior ao dia atual. Deverá apenas registar a conclusão de uma ação cuja data seja igual ao dia atual ou anterior a este.
💡 Nota
A partir deste momento a data de conclusão da ação que prevalece é esta. A data estimada manter-se-á apenas com interesse informativo.
Passo 6: Relatório de Sustentabilidade
Concluído o plano de sustentabilidade definido para a organização, é agora necessário apresentar e analisar os resultados finais. Para tal, terá acesso a um relatório que poderá consultar não só após a conclusão do plano de sustentabilidade como também durante o período de execução para uma análise detalhada do ponto de situação.
Para aceder ao relatório, deve seguir os seguintes passos:
Entrar na página de detalhe do Plano pretendido (passo 1.1).
Na página de detalhe, na área lateral, deve clicar em “Imprimir relatório”.
Após esta ação será exibido um ficheiro PDF com informações relacionadas com o Plano de Sustentabilidade definido.
Na(s) primeira(s) página(s) terá acesso a um sumário global do plano definido, onde conseguirá visualizar e analisar a taxa de execução e ações, bem como todas as ODS presentes no plano.
Nas restantes páginas terá acesso a informação detalhada de cada um dos objetivos, bem como todas as ações associadas, com o respectivo indicador e taxa de conclusão assim como outras informações relevantes.
Ainda com dúvidas?
Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para começar a planear, executar e organizar o seu plano de sustentabilidade, melhorando assim não só as suas práticas como garantindo um futuro sustentável. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite mais algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar que teremos todo o gosto em o ajudar.