Todas as coleções
Tutoriais
Desporto
Personalizar eventos de jogo
Personalizar eventos de jogo

Crie eventos de jogo personalizados

Atualizado há mais de uma semana

As estatísticas de jogo permitem avaliar a performance, não só de cada atleta como da própria equipa, em jogo. É, portanto, uma informação muito importante a ter em consideração na evolução do atleta ao longo da(s) época(s) desportiva(s).

Neste tutorial pode acompanhar como configurar os eventos que pretende registar no jogo.


Estrutura de informação de um evento

Antes de avançar para como pode configurar um evento de jogo, é importante perceber a estrutura de informação do evento para poder criar correctamente todos os eventos que pretende registar em jogo.

Informação geral

  • É obrigatório preencher um título e código do evento. O código é a abreviatura do evento e será utilizado em áreas pequenas na área de trabalho.

  • No “comportamento” deve informar se o evento tem uma acção positiva ou negativa no jogo

  • No campo “Ordenação” deve colocar a posição como os eventos serão exibidos. Os mais importantes devem estar em primeiro lugar.

Marcador

  • Deve indicar se este evento afeta o marcador de jogo. Quer seja a favor ou contra a sua equipa.

  • Este evento irá atualizar automaticamente o marcador do jogo, contudo continuará a poder alterar a informação manualmente.

Tempo de jogo

  • Deve indicar se este evento afeta o tempo de jogo.

  • Este evento irá atualizar automaticamente o tempo de jogo do atleta, contudo continuará a poder alterar a informação manualmente.

Relatório de estatísticas

  • Pode destacar um evento para ser exibido no cabeçalho de um relatório

  • Destaque em Jogo - será exibido no topo da ficha de jogo

  • Destaque na equipa - será exibido no cabeçalho do relatório de estatísticas da equipa (e na respectiva impressão)

  • Destaque no atleta - será exibido no cabeçalho do relatório de estatísticas do atleta (e na respectiva impressão)

  • Aconselhamos que seleccione no máximo 8 eventos em destaque para cada local. Não só para os tornar mais visíveis mas, no momento de impressão, seja possível imprimir todos os eventos.


Configurar eventos de jogo

Os eventos são geridos na página de configurações de cada modalidade, ao clicar no botão “Estatísticas de Jogo” na parte lateral.

Todos os eventos a serem trabalhados no jogo, estão presentes nesta página.

Adicionar evento

Para adicionar deve clicar no botão “Adicionar novo evento” que se encontra na parte lateral. Há 3 tipos de evento:

  • Atleta - eventos a serem registados a cada atleta individualmente

  • Equipa - eventos que não estão relacionados a nenhum atleta em específico e que dizem respeito à equipa

  • Adversário - eventos que dizem respeito ao adversário.

🔎 Dica de utilização

Os eventos mais comuns serão de atletas e o que não se adequa neste tipo de evento deverá ser registado nos restantes. Por exemplo, um cartão vermelho na equipa adversário ou, no caso do rugby, bónus de 5 pontos concedido à equipa.

Editar evento

Uma vez registado o evento, este irá ser exibido na tabela de eventos. Para efectuar qualquer operação neste evento, deve primeiro entrar na página do evento ao clicar na respectiva linha da tabela.

Dentro da página do evento, na parte lateral, deve clicar no botão “Editar evento”. Aqui poderá corrigir alguma informação previamente inserida.

Eliminar evento

Para eliminar um evento, na parte lateral da página de detalhe do evento, deverá clicar no botão “Eliminar evento”. Entra numa nova página para confirmar a acção.

Após a operação, a informação é eliminada e já não pode ser recuperada.

Um evento que já esteja a ser utilizado na ficha de jogo não pode ser eliminado, apenas arquivado.

Arquivar/ativar evento

É possível arquivar um evento para que não seja mais utilizado em jogos, mas perseve todo o seu histórico. Para tal, na parte lateral da página de detalhe do evento, deverá clicar no botão “Arquivar evento”.

Finalize a operação na janela que surge ao clicar no botão de confirmação.

Uma vez arquivado, o evento já não estará disponível para ser selecionado na ficha de jogo.

Quando o evento está arquivado, pode visualizar um novo botão “Ativar evento” que deve ser usado para o caso que pretenda voltar a colocar o evento disponível para jogo.

Evento relacionado

Existem eventos que apenas acontecem na sequência de um outro evento, por exemplo quando há uma substituição, a entrada de um jogador só acontece com a saída de outro. Para este caso deve criar um evento relacionado.

Para o fazer, na parte lateral da página de detalhe do evento, deverá clicar no botão “Adicionar evento relacionado”. A informação a preencher é igual à do evento principal. Termine com o botão “Guardar”.

💡 Nota

Uma vez configurados os eventos já podem ser registado em jogo e visualizado nos relatórios de estatísticas dos atletas.


Ainda com dúvidas?

Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para configurar os eventos que pretende registar em jogo. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Isto respondeu à sua pergunta?