Ir para conteúdo principal
Receitas

Saiba como criar e gerir todas as receitas do seu clube

Atualizado há mais de 5 meses

No EMJOGO é possível planear, registar, controlar e analisar todas as receitas geradas no seu clube desportivo.

Acompanhe este tutorial e terá um conhecimento pormenorizado de como o pode fazer.


1. Configuração da estrutura de Receitas

Qualquer tipo de receita deve ser registada a partir de uma categoria e produto. Ao fazer desta forma poderá não só controlar a receita em si, mas também saber que tipos de produtos e/ou rubricas que trazem maior retorno, assim como estimar uma previsão.

A estrutura desta informação é feita na página de configurações ao clicar em “Configurações” no canto superior direito.

1.1. Configuração de categorias

Na gestão de receitas, o primeiro passo é criar as categorias de receitas. Não necessita de registar logo todas as categorias, mas o ideal é ter um planeamento de como as pretende organizar.

Lista de categorias

  • Na página de configurações deverá ir ao bloco de “Gestão” e entrar em “Receitas” e será apresentado a página com todas as categorias configuradas;

Criar nova categoria

  • Na página de categorias pode criar um nova categoria ao clicar no botão “Nova categoria”;

  • No formulário que é apresentado deve preencher a rúbrica a que esta categoria se refere, um título e descrição

  • Após de preencher toda a informação deverá gravar ao clicando no botão “Guardar

Detalhe, editar e apagar categoria

  • Uma vez criadas as categorias, estas serão apresentadas na tabela da página das categorias;

  • No fim de cada linha da tabela são apresentadas as ações que pode efetuar: visualizar detalhe, editar e apagar;

  • Ao clicar em Visualizar é apresentada toda a informação da categoria e a tabela dos produtos associados;

  • Ao clicar em Editar pode editar alguma informação que foi introduzida anteriormente

  • Ao clicar em Eliminar é direcionado para uma página para confirmar que pretende executar esta operação. Uma vez eliminada a informação já não estará mais presente na plataforma.

⚠️ Importante

Não é possível eliminar uma categoria que já tenha produtos associados, nestes casos deve arquivar a categoria.

Arquivar categoria

  • A categoria pode ser arquivada para que não seja mais utilizada ao longo da plataforma, mas garantindo a preservação do histórico da informação.

  • Para arquivar a categoria, deverá entrar dentro da página de edição e selecionar a opção “Arquivada” no campo do estado

  • Os produtos associados a esta categoria serão automaticamente arquivados

🔎 Dica de utilização

Pense na rúbrica como um filtro para organizar as suas receitas. Assim, para além da categoria, poderá controlar as receitas também pela rubrica. Por exemplo, se criar uma categoria para Mensalidades, outra para Inscrição e outras para exames médicos dos atletas e associar à rubrica “Atletas”, pode analisar as receitas de cada uma destas categorias e também ter uma visão geral da rubrica “atletas”.

Com um bom planeamento nesta configuração, terá um conhecimento muito maior das receitas do seu clube.

1.2. Configuração de produtos

Uma vez criadas as categorias, o próximo passo será configurar os produtos a serem utilizados no controlo das nossas receitas.

Lista de produtos

  • Na página de configurações deverá ir ao bloco de “Gestão”, entrar em “Receitas” e escolher a categoria que pretende trabalhar. Os produtos associados serão apresentados no separador "Produtos";

  • Na opção “Financeiro” no bloco de Desporto também poderá aceder apenas aos produtos da rubrica “Atletas”. Necessita de permissão financeira desportiva e criação de produtos

  • Na opção “Financeiro” no bloco de Sócios poderá aceder apenas aos produtos da rubrica “Sócios”. Necessita de permissão financeira de sócios e criação de produtos

  • A dinâmica é igual independentemente da opção que escolha. Desta forma poderá conceder permissões diferentes a utilizadores consoante a sua responsabilidade no clube.

Criar novo produto

  • Na página de produtos pode criar um novo produto ao clicar no botão “Novo produto”;

  • No formulário que é apresentado deve preencher o título, descrição e categoria a que pertence o produto;

  • O preço é opcional uma vez que poderá configurar diferentes preços através dos lançamentos (explicado mais à frente)

  • Caso o produto seja periódico (ex: quotas de sócios, mensalidades de atletas, planos de patrocinadores), deverá selecionar a opção no campo de periodicidade. Caso contrário deixe como “sem período

  • Após configurar toda a informação deverá gravar ao clicar no botão “Guardar

Detalhe, editar e apagar produto

  • Uma vez criados os produtos, estes serão apresentados na tabela da página dos produtos;

  • No fim de cada linha da tabela são apresentadas as acções que pode efectuar: visualizar detalhe, editar e apagar;

  • Ao clicar em Visualizar é apresentada toda a informação do produto e uma tabela dos lançamentos efetuados;

  • Ao clicar em Editar pode editar a informação que foi introduzida anteriormente. Por motivos de consistência dos dados, já não poderá editar a categoria a que o produto está associado.

  • Ao clicar em Eliminar é direcionado para uma página para confirmar que pretende executar esta operação. Uma vez eliminada, a informação já não estará presente na plataforma.

⚠️ Importante

Não é possível eliminar um produto que já tenha lançamentos associados. Caso o mesmo deixe de ser utilizado deverá arquivá-lo.

Arquivar produto

O produto pode ser arquivado para que não seja exibido no resto da plataforma e preserve o histórico da informação.

  • Para arquivar o produto, deverá entrar dentro da página de edição e selecionar a opção “Arquivado” no campo do estado.

  • Um produto que pertença a uma categoria arquivada, está automaticamente arquivado também.

1.3. Configuração de permissões

Para aceder à informação neste bloco o utilizador deverá ter a permissão de "Configuração Financeira" e de "Receitas". Contudo, na página de configurações existem ainda 2 zonas onde pode gerir parte desta informação:

  • no bloco Desporto em “Financeiro” que deverá ter a permissão financeira desportiva e criação de produtos

  • no bloco Sócios em “Financeiro” que deverá ter a permissão financeira de sócios e criação de produtos

  • Os produtos apresentados correspondem à rubrica "atletas" e "sócios", respectivamente.

Este foi um trabalho de configuração e planeamento que será usado no dia-a-dia na gestão das receita. Vamos agora ver essa parte.


2. Gestão de Receitas

Uma vez configurados os produtos, o próximo passo é adicioná-los na ficha dos membros para gerir a informação de receitas e previsões.

2.1. Adicionar produtos nos Membros

Os produtos podem ser lançados na ficha de cada membro de 2 formas distintas: em série ou de forma manual.

Lançamento em série

Na configuração dos produtos, descrito no passo anterior deste tutorial, é possível criar uma pré-configuração de produto com base em diferentes critérios. Esta configuração permite incluir uma série de produtos a serem utilizados na ficha de cada membro que corresponda aos critérios definidos.

  • Na página de detalhe do produto, no separador "Séries", clicar em "Novo lançamento em série";

  • Por cada configuração pode alterar a informação do produto introduzida anteriormente, definir os detalhes do lançamento e são apresentados ainda critérios específicos caso seja produto de atleta ou de sócio.

  • É exibida uma tabela e informação de resumo para perceber mais facilmente o impacto desta operação.

  • Caso seja um produto de Sócio ou de Atleta, no fim pode escolher o que pretende fazer:

    1. "Lançar imediatamente na ficha de cada membro que satisfaça os critérios definidos"

    2. "Não fazer nada, apenas pretendo tornar esta configuração disponível."

🔎 Dica de utilização

Se ao criar uma série optar pela opção "Lançar imediatamente na ficha de cada membro que satisfaça os critérios definidos" os produtos serão imediatamente lançados na ficha dos membros.

Lançamento manual

Para além de um lançamento em série, o lançamento de produtos pode ser feito de forma manual diretamente na ficha de cada membro. Poderá executar esta operação de forma individual ou em série.

Adicionar produto individual

  • Na ficha do atleta/sócio, na área de produtos do separador financeiro, deverá clicar em “Adicionar produto” e depois escolher a opção “Individual”;

  • Será aberta uma janela onde deverá escolher o produto e preencher a restante informação.

  • Assim que terminar deverá guardar a informação e esperar que a página processe a operação. Uma vez finalizada o produto será exibido na tabela de produtos.

Adicionar produtos em série

  • Na ficha do atleta/sócio, na área de produtos do separador financeiro, deverá clicar em “Adicionar produto” e depois escolher a opção “Em série”;

  • Nesta página, são exibidos todos os lançamentos em série previamente configurados e válidos para o perfil do membro. Deve selecionar da tabela os produtos pré-configurados que pretende lançar na ficha do membro.

  • Para finalizar a operação deverá clicar no botão “Lançar” no fundo da página e esperar que a página de sócio/atleta seja novamente exibida.

2.2. Gerir produtos

O controlo dos produtos é feito na ficha individual do membro, no separador financeiro.

Perfil do membro

Uma vez que o membro pode ser visto em diferentes perfis (membro, sócio ou atleta) a informação exibida está relacionada com o perfil visualizado.

  • Para visualizar os produtos configurados na ficha de membro deverá clicar no botão “ver produtos”. Para este acesso deverá ter a permissão de “Receitas”;

  • Na ficha de sócio apenas aparecem os produtos da rubrica “Sócios” e deverá ter a permissão “financeira de sócios”;

  • Na ficha de atleta aparecem todos os produtos da época e da rubrica “Atletas”. Para aceder à informação deverá ter a permissão “financeira de atletas” e de acesso à equipa do atleta;

Zona de produtos

No separador financeiro da ficha individual do membro poderá visualizar uma tabela com todos os produtos configurados conforme o perfil visualizado e as permissões de utilizador.

  • Por cada produto é apresentado a sua descrição, data de vencimento, preço, estado e possíveis ações;

  • Em cada produto, caso tenha permissão, poderá editar a respectiva informação;

  • Em cada produto, caso tenha permissão, poderá eliminar o produto. Uma vez eliminado não mais será exibido

  • Em cada produto, caso tenha permissão, se este já tiver sido emitido, poderá aceder ao respectivo documento. Por forma consistência dos dados, não é possível editar/eliminar produtos que já tenham sido emitidos.

  • Por cima da tabela de produtos poderá adicionar produtos, ver conta corrente ou liquidar algum dos documentos.

Estados do produto

O produto pode estar em diferentes estados e esta informação é apresentada na tabela com descrição e cor específica para mais facilmente perceber o ponto de situação.

  • Agendado (cor cinzenta) - Caso a data do produto seja no futuro e ainda não tenha documento emitido;

  • Por emitir (cor vermelha) - Caso a data do produto tenha sido ultrapassada e ainda não foi emitido documento;

  • Por liquidar (cor amarela) - Caso documento esteja emitido, ainda não pago e a data de vencimento não foi ultrapassada, ou seja, o membro ainda não está em incumprimento;

  • Por liquidar (cor vermelha) - Documento emitido, ainda não pago e data limite de pagamento ultrapassada;

  • Pago (cor verde) - Documento emitido e pago.

Outras acções

Na ficha individual do membro é ainda possível efetuar as seguintes operações:

  • Botão para adicionar produto à ficha deste membro: individual ou em série

  • Botão para emitir produtos para pagamento

  • Botão para ver a conta corrente que redireciona para a conta corrente do membro

2.3. Liquidar produtos

O produto deve ser emitido num documento de liquidação para assim ser contabilizado para pagamento. É através destes documentos que são geridas as receitas e contas correntes dos membros assim como o que está pago ou por pagar.

Emitir documento de liquidação/Nota de pagamento

  • Na ficha do membro deverá clicar no botão “Emitir produto” que se encontra por cima da tabela de produtos;

  • Na nova página deverá preencher a informação dos detalhes do documento como a data de emissão, vencimento, entre outra.

  • Deve depois selecionar os produtos a associar a este documento.

  • O total do documento será a soma do preço de todos os produtos selecionados, excluídos os descontos eventualmente aplicados;

  • Para terminar a operação deverá criar no botão “Emitir nota de pagamento” que se encontra no final da página.

🔎 Dica de utilização

Pode adicionar um desconto a cada um dos produtos que seleciona para fazerem parte da nota de pagamento. Utilize o campo disponível no final da linha do produto.

Nota de pagamento

  • É numa nota de pagamento que o produto passa para pagamento e fica no estado "por liquidar";

  • Numa nota de pagamento ainda pode executar operações de edição ou eliminar o documento.

  • Na página de detalhe da nota de pagamento pode editar a informação previamente inserida, ao clicar no botão “Editar” situado no lado direito.

  • Na página de detalhe do documento pode também eliminar por completo o documento, ao clicar no botão “Eliminar” situado no lado direito. Neste caso os produtos presentes neste documento voltam para o estado “por emitir”.

  • As Notas de Pagamento tem uma ordem sequencial com base no última Nota de Pagamento emitida

Registar pagamento/Recibo

Quando o membro efetuar o pagamento, deverá registar essa informação e emitir um Recibo:

  • Deve entrar na página de detalhe da Nota de Pagamento e, do lado direito, clicar no botão “Pagamento/Recibo”;

  • Irá abrir uma janela que deve preencher com a data de pagamento, o método e alguma observação complementar que considere pertinente;

  • Após esta operação, o documento é transformado em Recibo e é atualizada a conta corrente do membro;

  • Caso pretenda, pode ainda enviar um agradecimento (por email ou SMS) a confirmar o pagamento ao clicar no botão “Enviar agradecimento”, no lado direito;

  • Não é possível editar/eliminar um recibo já emitido. Caso pretenda que um recibo não tenha efeito deverá cancelá-lo.

Cancelar documento

Uma vez o Recibo emitido, caso pretenda que o mesmo fique sem efeito, deve cancelar:

  • Na página de detalhe do recibo, no lado direito, deve clicar no botão “Cancelar”;

  • Irá abrir uma janela onde deverá inserir a razão de cancelamento do recibo;

  • Após esta operação, o documento passa para o estado cancelado e é atualizado o saldo na conta corrente do membro;

  • Os produtos presentes neste documento voltam para o estado “por emitir”.

Imprimir ou enviar por email/SMS

Qualquer que seja o estado do documento, na página de detalhe, pode efetuar as seguintes operações:

  • Botão “Imprimir” para imprimir o documento

  • Botão “Download” descarrega o documento para o computado

  • Botão “Enviar agradecimento” para enviar o documento por email e/ou SMS a confirmar o pagamento


3. Controlo de receitas

Após a gestão de produtos e pagamentos, o próximo passo é saber como pode acompanhar a informação. Pode ser feito de duas formas: na ficha individual de cada membro ou nos mapas de receitas.

3.1. Conta corrente do Membro

Como as receitas são associadas a cada membro, o trabalho diário é feito dentro da ficha de cada membro, no separador financeiro.

Perfil do membro

Uma vez que o membro pode ter diferentes perfis (membro, sócio ou atleta) a informação exibida está relacionada com o perfil visualizado:

  • Ao visualizar a ficha de membro terá acesso aos documentos de pagamento. Para visualizar os produtos configurados deverá clicar no botão “ver produtos”. Caso a emissão de documento esteja em falta para algum produto, aparecerá uma alerta a informar. Para este acesso deverá ter a permissão de “Receitas”;

  • Na ficha de sócio apenas aparecem os produtos em falta de pagamento da rubrica “Sócios” e deverá ter a permissão “Financeira de sócios”;

  • Na ficha de atleta aparecem todos os produtos da época e da rubrica “Atletas”. Para aceder à informação deverá ter a permissão “Financeira de atletas” e à equipa do atleta;

Separador financeiro

No topo do separador financeiro é exibido um resumo do estado financeiro do membro:

  • Saldo - soma dos documentos emitidos e ainda não pagos

  • Em pagamento - Nota de Pagamento cujo o prazo de pagamento ainda não caducou

  • Vencido - Nota de Pagamento cujo o prazo de pagamento já caducou

  • Por emitir - produtos em que a data foi ultrapassada e que ainda não têm documento associado

De seguida é possível visualizar a informação de faturação e financeira do membro. Por último é apresentada a tabela com os produtos/documentos associados ao membro.

3.2. Mapas financeiros

Para aceder à Gestão financeira geral do clube deve ir ao submenu “Receitas” situado no menu principal “Clube”:

  • Nesta página são apresentados diferentes relatórios para ter um conhecimento pormenorizado das receitas, o que está por pagar e previsão.

  • Mapa "Recibos" mostra todos os documentos pagos pelos membros;

  • Mapa "Por liquidar" mostra todas as notas de pagamento por liquidar;

  • Mapa "Produtos" mostra todos os produtos lançados nas fichas dos membros;

  • Em cada relatório que entrar, terá acesso a uma pesquisa para filtrar a informação que pretende visualizar e, no fim de cada linha da tabela de informação, tem as ações que pode efetuar. Do lado direito, tem a possibilidade de imprimir, exportar e ver um sumário de toda a informação.


Ainda com dúvidas?

Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para criar a estrutura, gerir e controlar as receitas do seu clube. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Isto respondeu à sua pergunta?