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Migração do Google Analytics para o Google Analytics 4
Migração do Google Analytics para o Google Analytics 4

Saiba mais sobre o Google Analytics 4 e o Google Tag Manager

Atualizado há mais de um ano

Dia 1 de julho de 2023 o Google Analytics Universal, que é atualmente utilizado pela maioria dos websites, vai ser descontinuado e substituído pelo Google Analytics 4.

Todos os websites têm até dia 23 de junho para fazer a migração para o Analytics 4, sendo que a partir deste dia não terão mais acesso a novos dados no Analytics Universal, apenas terão acesso ao histórico.

O ideal é que essa migração seja feita o mais rápido possível, para que utilize em simultâneo o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4, garantindo que a instalação da versão 4 correu bem e que os dados batem certo.

Neste artigo, vai perceber porque tem que fazer a migração para o GA4 e qual a importância da mesma, o que muda e encontrar tutoriais de auxílio para conseguir fazer a migração do seu Analytics Universal para a nova versão.


O que é o Google Analytics e para que serve?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google para análise de desempenho de websites e aplicações que lhe permite acompanhar o tráfego do seu Website e as ações que os utilizadores estão a realizar.

Através do Google Analytics é possível:

  • Acompanhar o tráfego do Website;

  • Saber quantas pessoas visitaram o Website;

  • Saber qual é a origem dessas visitas (ex: Facebook, e-mail…);

  • Saber quais páginas as pessoas mais e menos visitam no Website.


Quais as principais diferenças do Google Analytics Universal (UA) e Google Analytics 4 (GA4)?

  • Relatórios: todos os dados estão agora centralizados na aba de relatórios e dentro desta são encontradas as diferentes áreas. Os relatórios têm mais dados e são mais intuitivos.

  • Filtros: todos os relatórios têm filtros o que permite ver diferentes ações dos utilizadores na mesma aba.

  • Sessões/Eventos: no GA4 deixam de ter importância as sessões (tempo de interação do utilizador) e passam a ser importantes os eventos (ações dos utilizadores).

  • Conversão: as conversões deixam de ser por definição de objetivos e passam a ser por eventos. Estes eventos têm de ser todos criados no Tag Manager e podem ser criados vários. Posteriormente selecionamos os que queremos que sejam considerados conversões. Podemos ativar e desativar eventos a qualquer momento no GA4, mas todos os eventos têm de ser criados no Tag Manager.


Porque tem que fazer a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4?

Dia 1 de julho o Google Analytics Universal vai deixar de processar os dados do Website, logo terá mais acesso aos dados de navegação dos utilizadores do website a partir deste dia. Terá apenas acesso a dados históricos até final de 2023.

Assim, a migração para o GA4 é obrigatório para continuar a ter dados do Website do seu clube.

Para isso a tag do GA4 tem de estar instalada no Website. Antes disso precisa de criar uma propriedade no Google Analytics 4 para ter acesso a esta tag.


Quais os passos para a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4?

💡 Nota

Para fazer a migração precisa de ter acesso de administrador à conta do Google Analytics.

Passo 1: Criar um propriedade do GA4

Para criar uma propriedade do GA4 deve entrar na secção “Propriedade”, escolher a opção “Assistente de configuração do GA4” e criar a nova propriedade.

Passo 2: Configurar propriedade

Depois de criada a propriedade é preciso configurá-la. Para esta configuração precisa de ter uma conta no Google Tag Manager, também conhecido como "Gestor de Etiquetas", para o seu website. Caso ainda não tenha, pode ver aqui como criar uma.

Se já tem o Google Tag Manager configurado para o seu website, deve seguir os seguintes passos dentro do Google Tag Manager:

  1. Clique na opção “Tag Installation”;

  2. Escolha o fluxo de dados;

  3. Copie o ID de rastreamento da nova propriedade do GA4;

  4. Acesse ao Google Tag Manager para criar a nova tag;

  5. Na secção “Configuração da tag”, selecione “Google Analytics: Configuração do GA4”;

  6. Insira o ID no campo “ID de medição”;

  7. Selecione “Todas as páginas” na seção “Acionamento” para adicionar a tag GA4 a todas as páginas do seu site e nomeie a tag;

  8. Salve a etiqueta;

  9. Valide se a etiqueta funciona: insira o URL do site e clique em “conectar” e verifique se a etiqueta foi acionada;

  10. Publique a etiqueta.

Passo 3: Verificar a versão GA4 e o Google Analytics Universal

Depois de configurar a nova versão do Google Analytics 4 e o Google Tag Manager, é importante que verifique se os dados que estão a ser rastreados pelo Google Analytics 4 batem certo com os do Google Analytics Universal.

⚠️ Importante

Recomenda-se que durante algumas semanas utilize as duas contas para acompanhar as métricas e garantir que a implementação resultou.


Como conectar o GA4 e o Google Tag Manager no EMJOGO?

Se o seu plano no EMJOGO inclui o módulo “Website” é fundamental que conecte ou a conta do Google Analytics 4 e/ou o Google Tag Manager para que consiga rastrear todos os dados do seu Website no GA4.

Para tal, deverá:

  1. Clicar em “Configurações” no canto superior direito do Painel de Administração;

  2. Ir ao bloco “Website” e entrar em “Configurações Gerais”;

  3. Na página apresenta, deve clicar no separador "Marketing".

  4. Inserir o ID do Google Analytics 4 e do Google Tag Manager no lugar correspondente (nos campos descritos na imagem).


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