Dia 1 de julho de 2023 o Google Analytics Universal, que é atualmente utilizado pela maioria dos websites, vai ser descontinuado e substituído pelo Google Analytics 4.
Todos os websites têm até dia 23 de junho para fazer a migração para o Analytics 4, sendo que a partir deste dia não terão mais acesso a novos dados no Analytics Universal, apenas terão acesso ao histórico.
O ideal é que essa migração seja feita o mais rápido possível, para que utilize em simultâneo o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4, garantindo que a instalação da versão 4 correu bem e que os dados batem certo.
Neste artigo, vai perceber porque tem que fazer a migração para o GA4 e qual a importância da mesma, o que muda e encontrar tutoriais de auxílio para conseguir fazer a migração do seu Analytics Universal para a nova versão.
O que é o Google Analytics e para que serve?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google para análise de desempenho de websites e aplicações que lhe permite acompanhar o tráfego do seu Website e as ações que os utilizadores estão a realizar.
Através do Google Analytics é possível:
Acompanhar o tráfego do Website;
Saber quantas pessoas visitaram o Website;
Saber qual é a origem dessas visitas (ex: Facebook, e-mail…);
Saber quais páginas as pessoas mais e menos visitam no Website.
Quais as principais diferenças do Google Analytics Universal (UA) e Google Analytics 4 (GA4)?
Relatórios: todos os dados estão agora centralizados na aba de relatórios e dentro desta são encontradas as diferentes áreas. Os relatórios têm mais dados e são mais intuitivos.
Filtros: todos os relatórios têm filtros o que permite ver diferentes ações dos utilizadores na mesma aba.
Sessões/Eventos: no GA4 deixam de ter importância as sessões (tempo de interação do utilizador) e passam a ser importantes os eventos (ações dos utilizadores).
Conversão: as conversões deixam de ser por definição de objetivos e passam a ser por eventos. Estes eventos têm de ser todos criados no Tag Manager e podem ser criados vários. Posteriormente selecionamos os que queremos que sejam considerados conversões. Podemos ativar e desativar eventos a qualquer momento no GA4, mas todos os eventos têm de ser criados no Tag Manager.
Porque tem que fazer a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4?
Dia 1 de julho o Google Analytics Universal vai deixar de processar os dados do Website, logo terá mais acesso aos dados de navegação dos utilizadores do website a partir deste dia. Terá apenas acesso a dados históricos até final de 2023.
Assim, a migração para o GA4 é obrigatório para continuar a ter dados do Website do seu clube.
Para isso a tag do GA4 tem de estar instalada no Website. Antes disso precisa de criar uma propriedade no Google Analytics 4 para ter acesso a esta tag.
Quais os passos para a migração do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4?
💡 Nota
Para fazer a migração precisa de ter acesso de administrador à conta do Google Analytics.
Passo 1: Criar um propriedade do GA4
Para criar uma propriedade do GA4 deve entrar na secção “Propriedade”, escolher a opção “Assistente de configuração do GA4” e criar a nova propriedade.
Passo 2: Configurar propriedade
Depois de criada a propriedade é preciso configurá-la. Para esta configuração precisa de ter uma conta no Google Tag Manager, também conhecido como "Gestor de Etiquetas", para o seu website. Caso ainda não tenha, pode ver aqui como criar uma.
Se já tem o Google Tag Manager configurado para o seu website, deve seguir os seguintes passos dentro do Google Tag Manager:
Clique na opção “Tag Installation”;
Escolha o fluxo de dados;
Copie o ID de rastreamento da nova propriedade do GA4;
Acesse ao Google Tag Manager para criar a nova tag;
Na secção “Configuração da tag”, selecione “Google Analytics: Configuração do GA4”;
Insira o ID no campo “ID de medição”;
Selecione “Todas as páginas” na seção “Acionamento” para adicionar a tag GA4 a todas as páginas do seu site e nomeie a tag;
Salve a etiqueta;
Valide se a etiqueta funciona: insira o URL do site e clique em “conectar” e verifique se a etiqueta foi acionada;
Publique a etiqueta.
Passo 3: Verificar a versão GA4 e o Google Analytics Universal
Depois de configurar a nova versão do Google Analytics 4 e o Google Tag Manager, é importante que verifique se os dados que estão a ser rastreados pelo Google Analytics 4 batem certo com os do Google Analytics Universal.
⚠️ Importante
Recomenda-se que durante algumas semanas utilize as duas contas para acompanhar as métricas e garantir que a implementação resultou.
Como conectar o GA4 e o Google Tag Manager no EMJOGO?
Se o seu plano no EMJOGO inclui o módulo “Website” é fundamental que conecte ou a conta do Google Analytics 4 e/ou o Google Tag Manager para que consiga rastrear todos os dados do seu Website no GA4.
Para tal, deverá:
Clicar em “Configurações” no canto superior direito do Painel de Administração;
Ir ao bloco “Website” e entrar em “Configurações Gerais”;
Na página apresenta, deve clicar no separador "Marketing".
Inserir o ID do Google Analytics 4 e do Google Tag Manager no lugar correspondente (nos campos descritos na imagem).