As inscrições de atletas obrigam a uma organização administrativa e comunicação eficiente num curto espaço de tempo entre clube, atletas e encarregados de educação.
Com o formulário de inscrição de atletas disponível no EMJOGO, poderá não só diminuir o tempo despendido em cada inscrição, como tornar todo o processo menos burocrático. O fluxo de toda a informação será mais transparente e aumentará a eficiência de trabalho administrativo dos clubes.
Neste tutorial pode acompanhar como partilhar o formulário de pré-inscrição dos atletas no seu clube.
Passo 1: Configuração do formulário de inscrição
Para poder disponibilizar o formulário de pré-inscrição de atleta, o primeiro passo é configurar a informação a ser utilizada no formulário. Para tal, deve seguir os seguintes passos:
Clicar em "Administrativo" do Módulo no bloco "Gestão Desportiva" na área de administração ou em “Desporto” no menu principal;
Na secção “Administrativo”, clicar em “Ver Pré-Inscrições” no cartão “Pré-Inscrições”;
Na página de pré-inscrições, na área lateral, deve clicar em “Configurações”;
E por fim, na página de edição deve clicar no botão de “Editar”, na área lateral.
⚠️ Importante
Caso esteja a trabalhar com mais de uma modalidade, poderá configurar um formulário para cada modalidade. Para tal, basta selecionar o separador da modalidade que pretende e definir as respetivas configurações.
Equipas Disponíveis
O primeiro passo é o de selecionar quais as equipas que estarão disponíveis para pré-inscrição através do formulário. Para tal, será apresentada a listagem de todas equipas que se encontrem no estado “Activo” nas “Configurações da Modalidade”.
Deve selecionar as equipas que estarão elegíveis para receber atletas pelo formulário de pré-inscrição através da coluna “Selecionar”.
Alertas de Pré-Inscrição
Nesta área poderá indicar o endereço de e-mail que pretende utilizar para receber as notificações cada vez que um atleta ou o seu encarregado de educação finalizar a submissão do formulário de pré-inscrição. Preencha o campo “Email” para o efeito.
Documentos
Os documentos pessoais dos atletas e respectivos Encarregados de Educação são parte essencial no momento de inscrição dos atletas.
Nesta área poderá selecionar quais os documentos pessoais que pretende receber a cada resposta do formulário de pré-inscrição.
Existem duas opções disponíveis que o clube poderá decidir se pretende ativar ou não:
No campo “Documento de Identificação do Atleta”, caso pretenda disponibilizar o upload do documento de identificação do atleta no formulário online, deve colocar a “Sim”.
No campo “Documento de Identificação do representante legal”, caso pretenda disponibilizar o upload do documento de identificação do responsável legal no formulário online, deve colocar a “Sim”.
💡 Nota
Sempre que ativar uma das opções, o campo será obrigatório para preenchimento no formulário de Pré-Inscrição.
Termine o procedimento ao clicar no botão “Guardar”. Após esta ação, a configuração do formulário para cada Modalidade fica definido e poderá ser visualizado ao navegar através dos vários separadores disponíveis. A qualquer momento poderá alterar estas configurações.
Passo 2: Formulário de Pré-Inscrição
Uma vez configurada a informação do Formulário de Pré-Inscrição, o clube já pode usar junto da sua comunidade possibilitando o seu preenchimento.
2.1 Partilha do Formulário de Pré-Inscrição
Para que seja possível o preenchimento do formulário, o mesmo deve ser partilhado. Para o fazer, deve seguir as seguintes instruções
Na página de “Pré-Inscrições”, na área lateral, ao clicar em “Partilhar formulário” serão apresentadas as opções de cada modalidade ativa e previamente configuradas.
Para partilhar, deve clicar sobre a modalidade desejada e automaticamente a ligação do formulário online é copiada. Deve partilhar esta ligação com as pessoas que pretende que preencham o formulário.
2.2 Preenchimento do Formulário Pré-Inscrição
Ao aceder à ligação partilhada pelo clube, os interessados terão acesso ao formulário de pré-inscrição que deverão preencher com os dados relativos à informação do Atleta e Encarregado de Educação.
Informação do Atleta
Ao preencher o formulário de pré-inscrição existem vários campos possíveis para preenchimento. Estes, permitirão ao clube ter o máximo de dados possível para posteriormente proceder à inscrição do atleta.
No campo “Imagem”, clicar no botão “Escolher ficheiro” e fazer o upload da fotografia do atleta.
Na área “Informação Pessoal” preencher os campos relativos à informação do atleta. Existem vários campos obrigatórios (*) que devem ser preenchidos para possibilitar a submissão do Formulário.
Na área “Documento Pessoal” preencher os campos relativos às informações do documento de identificação do atleta. Os campos “Tipo de documento”, “Número” e “Data de Validade” são obrigatórios, bem como o upload do ficheiro do documento de identificação do atleta.
💡 Nota
A área de “Documento Pessoal” apenas será apresentada se estiver ativa a opção de “Documentos de Identificação do Atleta” nas configurações do formulário.
Informação Encarregado de Educação
Para poder preencher as informações do Encarregado de Educação, deverá escolher a opção “Sim” no campo “Este atleta precisa de registar um encarregado de educação?”
Após escolher a opção, o Encarregado de Educação deverá preencher os seus dados pessoais para que possa ser associado ao atleta.
Preencher os campos relativos à informação geral do Encarregado de Educação. Existem vários campos obrigatórios (*) que devem ser preenchidos para possibilitar a submissão do Formulário.
Na área “Documento Pessoal” preencher os campos relativos às informações do documento de identificação do Encarregado de Educação. Os campos de “Tipo de documento”, “Número” e “Data de Validade” são obrigatórios, bem como o upload do ficheiro do documento de identificação do Encarregado de Educação.
💡 Nota
A área de “Documento Pessoal” apenas será apresentada se estiver ativa a opção de “Documentos de Identificação do Encarregado de Educação” nas configurações do formulário.
Após o preenchimento de todas as informações do formulário de Pré-Inscrição deve validar o mesmo através do campo “Código de Verificação” e clicar em “Submeter pré-inscrição”.
Passo 3: Relatório Pré-Inscrições
No departamento administrativo terá acesso a um relatório dedicado às pré-inscrições. Para tal, na secção administrativa, deve clicar no cartão “Pré-inscrições” para o visualizar.
Dentro do relatório, pode visualizar na tabela todos os atletas cujo formulário foi submetido e a informação relevante sobre a pré-inscrição. Pode utilizar a pesquisa para filtrar a informação ou encontrar o que procura mais facilmente.
Estados Pré-Inscrição
Pendente: Foi submetido o formulário de pré-inscrição, no entanto ainda não foi dada uma resposta por parte do clube.
Aceite: O clube aceitou a inscrição do atleta.
Rejeitado: O clube rejeitou a inscrição do atleta.
Passo 4: Gerir Pré-Inscrições
Assim que é comunicado ao clube que existiu uma submissão do formulário de pré-inscrição por parte de atletas e/ou Encarregados de Educação, este poderá gerir a notificação para ajudar a melhorar a gestão de todo o processo de inscrições.
Quando um formulário de pré-inscrição é submetido, o atleta será apresentado na listagem de pré-inscrições no estado de “Pendente”.
Caso tenha um e-mail associado às configurações do formulário, receberá uma notificação de que um formulário de pré-inscrição foi submetido
Gestão de pré-inscrições
Quando é recebido o pedido de pré-inscrição, o clube deve decidir se pretende “Aceitar” ou “Rejeitar” a inscrição do atleta. Para tal, na listagem de atletas apresentada, deve selecionar o atleta ainda no estado “Pendente” que pretende gerir.
Na página de detalhe da pré-inscrição, consegue visualizar os dados preenchidos do atleta e/ou Encarregado de Educação e, na parte lateral, decidir o que pretende fazer.
Clube aceita pré-inscrição
Caso o clube pretenda aceitar a inscrição do atleta deverá, na área lateral, deve clicar em “Aceitar”.
No formulário apresentado deve verificar os dados preenchidos e indicar qual a época e equipa que pretende que o atleta seja inscrito.
Na área “Informação de Inscrição” deve indicar qual a “Época” e “Equipa” em que atleta será Inscrito.
Em cada uma das outras áreas, deve verificar a informação preenchida no formulário de pré-inscrição. Os campos sinalizados como obrigatórios devem ser preenchidos para submeter o formulário.
Na área “Encarregado de Educação”, caso o formulário tenha sido preenchido com esta informação, deve verificar como pretende adicionar no sistema:
Caso não exista um membro criado, deverá criar um novo membro. Para tal, deve escolher a opção “Sim” no campo “Pretende criar um novo membro?”. Serão apresentados os dados preenchidos no formulário de pré-inscrição que poderá consultar ou alterar.
Caso este membro já exista no sistema, deve escolher o campo “Ou escolher um membro existente” e selecionar o membro que pretende.
No campo “Relação com o atleta”, deverá escolher o tipo de relação entre o atleta e o membro associado.
Terminada a verificação do formulário de aceitação, deve clicar em “Aceitar pré-inscrição” para que a inscrição do atleta seja formalizada. Após esta ação será criada uma ficha individual de atleta associada à equipa selecionada.
Caso tenha optado pela opção de criação de um novo membro para o Encarregado de Educação será também criada uma ficha individual de membro que pode ser consultada através da listagem de membros.
🔎Dica de Utilização
Após aceitação do formulário de inscrição, caso tenham sido adicionados os documentos pessoais do atleta e/ou Encarregado de Educação, estes podem ser consultados através do Relatório de Documentos Pessoais.
🔎Dica de utilização
Após aceitação do formulário de inscrição, caso tenham sido adicionadas informações do Encarregado de educação, estes podem ser consultados no relatório de Encarregados de Educação.
Clube rejeita pré-inscrição
Caso o clube pretenda não aceitar a inscrição do atleta deverá, na área lateral, clicar em “Rejeitar”.
No formulário apresentado, deverá preencher as informações relativas à “Informação de rejeição”. Deve indicar a “Data decisão”, que é um campo obrigatório, e caso pretenda, utilizar o campo de “Observações" para adicionar informações relevantes à rejeição do atleta. Termine ao clicar no botão Rejeitar pré-inscrição.
Após a rejeição, a pré-inscrição do atleta poderá ser consultada através da listagem de atletas pré-inscritos com o estado de “rejeitado”. Ao clicar sobre este atleta, será apresentado o detalhe da pré-inscrição, com as informações de preenchimento do formulário e respectivas informações de rejeição, como da “Data de Decisão” e as “Observações”.
💡 Nota
O clube poderá ainda eliminar a Pré-Inscrição efetuada pelo atleta. No entanto, todas as informações preenchidas no formulário serão eliminadas e não será possível consultar o histórico de pré-inscrição do atleta em causa.
Ainda com dúvidas?
Após seguir estes passos tem o conhecimento necessário para começar já a preparar a nova época. Caso tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.