Dia 1: Primeiros Passos no EMJOGO
Bem-vindo(a) ao EMJOGO 👋
Já são mais de 500, os clubes que apostaram no EMJOGO, com um objetivo claro: tornarem-se mais organizados.
Ao longo dos últimos anos, a nossa equipa auxiliou na implementação do software em todos os clubes EMJOGO. Com base na nossa experiência com todos estes clubes, foi desenvolvido este tutorial, que irá conter toda a informação necessária para iniciar o setup no seu primeiro dia e beneficiar das recomendações da nossa equipa.
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Iniciar o setup ⚙️
Antes de iniciar os trabalhos na plataforma, é fundamental que seja efetuado o setup de cada módulo. Desta forma terá a possibilidade de adaptar o EMJOGO às necessidades do seu clube e beneficiar de uma utilização personalizada.
Esta fase que inicia é muito importante. Iremos mostrar-lhe quais as configurações que necessita de efetuar, bem como a importância da introdução de dados na plataforma. O setup deve ser iniciado pelos administradores e após a sua conclusão, poderá ir sendo ajustado por outros elementos do staff do clube.
🔍 Ao longo do tutorial irá encontrar o link para vários vídeo-tutoriais, com os passos recomendados pela nossa equipa. Pode acompanhar os passos e replicar na área do seu clube.
👉 Comece por aceder à página de configurações, no canto superior direito do painel de administração. No lado direito do painel, irá encontrar os vários blocos de configurações que iremos explorar.
1. Convide a sua equipa a colaborar 👥
Um dos primeiros passos recomendados pela nossa equipa é o de iniciar a configuração de utilizadores e convidar os elementos do staff do seu clube a colaborar. Esta área é configurada no bloco "Administração", na página de configurações.
Neste processo sugerimos que comece por configurar os grupos de permissões, de forma a tornar todo o processo de criação de utilizadores mais eficiente. Através dos grupos, poderá criar padrões de permissões com base no perfil de utilização de uma determinada função e ao atribuir a permissão do grupo a um utilizador ele irá herdar os níveis de acesso configurados.
💡 Pode criar os utilizadores e iniciar a gestão de permissões dos mesmos, mas apenas enviar os convites quando a área de registos do utilizador estiver pronta a utilizar.
Desta forma, assim que finalizar o setup, poderá enviar os convites aos restantes elementos do seu staff (treinadores, coordenadores, entre outros), de forma a que estes elementos comecem a contribuir com o seu trabalho.
2. Configurações de Desporto
As Configurações de Desporto são necessárias para adaptar o módulo de Gestão Desportiva à realidade do seu clube.
Comece por garantir que estão criadas as instalações do clube (locais de treino) e as escolas onde os seus atletas estão inscritos.
🎥 Vídeo-Tutorial
Nas configurações da modalidade terá a possibilidade de criar, editar e eliminar os vários itens que lhe permitem adicionar as suas equipas, staff e também gerir as configurações de algumas funcionalidades que o seu staff irá utilizar no dia-a-dia, como as Unidades de Treino, a Avaliação de Atletas e a Personalização de Estatísticas.
💡 É nesta área que é feita a gestão da biblioteca de exercícios (Plano "Dep. Técnico Profissional"). É importante conceder as permissões necessárias aos utilizadores responsáveis por gerir esta funcionalidade (Tipicamente: Coordenadores).
🔍 Para criar o calendário de competições, é essencial que adicione os adversários e locais de jogo nas configurações da modalidade.
Antes de adicionar os atletas do seu clube, é fundamental que estejam criadas as suas equipas. Configure os escalões e categorias que se ajustem melhor às denominações utilizadas pelo seu clube.
🎥 Vídeo-Tutorial
3. Configurações de Sócios
As Configurações de Sócios são necessárias para adaptar o módulo de Gestão de Sócios às necessidades do seu clube.
Para configurar este módulo, deve essencialmente criar as categorias de sócio de acordo com os estatutos do clube. Caso o seu clube utilize cobradores, que são responsáveis por efetuar as cobranças aos sócios, recomendamos que proceda à criação destes elementos nesta fase.
💡 As restantes áreas ("Financeiro" e "Cartão de Sócio") são configurações mais avançadas. Recomendamos que inicie a criação de produtos financeiros e a configuração do cartão de sócio depois de ter a base de dados dos seus sócios atualizada na plataforma.
🎥 Vídeo-Tutorial
4. Configurações de Gestão
As Configurações de Gestão é o local onde irá configurar a área financeira do EMJOGO (Gestão de Clube). Estas configurações são essenciais para que possa fazer uma gestão personalizada das receitas e despesas.
Antes de proceder às Configurações de Gestão e começar a utilizar a Gestão Financeira no EMJOGO, é importante adicionar os atletas e/ou os sócios do seu clube na base de dados. Toda a área de receitas está associada aos Membros.
🔍 Para iniciar, recomendamos que confirme se a informação de clube está configurada corretamente, pois será a informação utilizada nos cabeçalhos dos documentos gerados.
5. Importação de dados 📝
Terminadas as configurações iniciais do software, sugerimos que inicie a preparação da introdução de dados na plataforma. Este passo é essencial para começar a utilizar o EMJOGO em toda a sua plenitude.
Vamos dividir esta área do tutorial pelas principais etapas que deve seguir:
5.1. Adicionar Equipas
Recomendamos que adicione todas as equipas que irá gerir na plataforma. Este passo é fundamental para que possa adicionar os atletas do seu clube.
Comece por garantir que adicionou os Escalões e as Categorias que pretende, nas configurações da modalidade. Deve adicionar os escalões da modalidade de acordo com as denominações que pretende e as categorias para diferenciar equipas do mesmo escalão (exemplo: Escalão "Traquinas" e Categoria "B").
Após a criação dos escalões e categorias de equipas, deverá aceder à aplicação "Equipas" para gerir as equipas do clube. Recomendamos que adicione as equipas em falta e que também atribua cores diferentes a cada equipa, para mais facilmente, distinguir as mesmas na agenda global.
5.2. Adicionar Atletas
Para beneficiar das vantagens de gestão de equipas no EMJOGO, deve obrigatoriamente adicionar os atletas do seu clube. Este é um passo muito importante no setup e por esse motivo deve garantir que são introduzidos o maior número de dados possíveis (e que os mesmos estão atualizados).
É possível adicionar os atletas de duas formas: manualmente ou através de importação.
Para adicionar um atleta na plataforma, pode seguir dois caminhos:
- Através da página da equipa, aceder ao separador "Atletas" e clicar em "Adicionar atleta";
- Através da aplicação "Administrativo", aceder ao relatório de atletas e clicar em "Adicionar atleta".
Caso pretenda importar os seus dados através do nosso template em Excel, poderá solicitar que lhe seja enviado o nosso ficheiro e proceder ao preenchimento. Entre em contacto com a equipa através do Chat ou utilize o email suporte@emjogo.pt.
🎥 Vídeo-Tutorial
5.3. Adicionar Sócios
Adicionar os sócios é um passo fundamental para iniciar a Gestão de Sócios. Sem sócios, não é possível efetuar qualquer registo nesta área.
À semelhança do passo anterior, esta etapa também é muito importante e por esse motivo deve garantir que são introduzidos o maior número de dados possíveis (e que os mesmos estão atualizados), no que diz respeito à criação/importação dos sócios.
Os sócios podem ser adicionados de duas formas: manualmente ou através de importação.
Caso pretenda importar os seus dados através do nosso template em Excel, poderá solicitar que lhe seja enviado o nosso ficheiro e proceder ao preenchimento. Entre em contacto com a equipa através do Chat ou utilize o email suporte@emjogo.pt.
🎥 Vídeo-Tutorial
Principais recursos a usar 🛠
Após terminar os passos descritos neste tutorial, estará agora pronto a iniciar a utilização do EMJOGO e começar a implementar as várias ferramentas nos departamentos do clube.
Para o auxiliar na correta utilização e implementação do software, terá à sua disposição:
1. Elemento EMJOGO 🗣️
Cada clube é acompanhado por um elemento da equipa EMJOGO que é responsável por definir o plano de implementação do software e auxiliar na capacitação do clube na adoção de todos os módulos contratados.
Este elemento será a sua principal referência de contacto com o EMJOGO.
2. Centro de Ajuda 📖
Utilize o nosso centro de documentação e suporte para esclarecer autonomamente as suas dúvidas. Nesta área terá acesso a conteúdos criados com o objetivo de tornar a sua utilização do software uma experiência eficiente e produtiva.
3. Fale com o nosso Suporte 💬
Se não está a conseguir resolver um problema que identificou, não hesite em contactar a nossa equipa de Suporte para o auxiliar. Poderá fazê-lo via email ou chat.
📨 Email: suporte@emjogo.pt.
💬 Chat na plataforma, no canto inferior direito do seu ecrã 👇
🔔 Estamos disponíveis entre as 9h e as 19h em dias úteis.
⏳ Normalmente respondemos em alguns minutos.
Actualizado em: 18/07/2025
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